quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sol em Virgem


“A ti Virgem, peço que empreendas um exame de tudo o que os homens fizeram com Minha Criação. Terás que observar com perspicácia os caminhos que percorrem, e lembrá-los de seus erros, de modo que através de ti Minha Criação possa ser aperfeiçoada. Para que assim o faças, Eu te concedo o Dom da Pureza.”

E Virgem retornou ao seu lugar.

(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)




Signo da pureza e da fertilidade, representado por uma jovem a segurar uma espiga. 
É uma correspondência que liga o signo de virgem à Terra (seu elemento), a necessidade de organizar e seleccionar os materiais vindos da natureza. 

É regido pelo planeta Mercúrio, símbolo da lógica, da razão, da mente, que faz dos virginianos pessoas pragmáticas, analíticas, muito críticas, racionais, que buscam a perfeição.

Quando o Sol entra em Virgem, na natureza chegamos ao fim do verão, onde a vida começa a voltar-se de novo para dentro da terra. Tempo de extrair o máximo da natureza, colher os últimos frutos e preparar a terra para um novo ciclo que mais tarde terá início. O homem em Virgem pensa como usar a Terra, tirando dela o máximo proveito, aperfeiçoando-a e organizando-a, para melhor o servir. Virgem ensina a utilizar a Terra.

No desenvolvimento da humanidade esta etapa corresponde à organização social, do trabalho e produção. O uso da inteligência na matéria, no trabalho, utilidade comum, com os animais, saúde, corpo e a ordem das coisas. Aprende técnicas, métodos para melhor lidar com estas questões, estando sempre a aperfeiçoar-se. Querem saber a realidade das coisas, saber como tudo funciona e pôr ordem na realidade, pouco emocionais.

Virgem vai desenvolver a auto-crítica, humildade, dedicação ao serviço, sempre prontos a ajudar e prestar serviço aos outros, é rigoroso, cuidadoso e empenhado. Vai observar, analisar, criticar, julgar, discriminar, fazer sínteses, ser eficiente e aperfeiçoar-se. Vai preocupar-se com a limpeza, higiene, detalhe, ordem, pormenor, chegando a ter um perfeccionismo e controle exagerado, fazendo grandes exigências de perfeição e rigor, que nada o satisfaz, querendo sempre mais e melhor. Este é o lema que o guia com persistência e determinação. Interessam-se pelo útil, pelo aspecto prático, pelo resultado do que é feito e a maneira como se faz, para tirar o máximo proveito, rentabilidade e benefício material. 
"O prazer está em servir, em ser útil e em fazer bem feito."

O desafio evolutivo de Virgem, conforme indica a Lua seu regente esotérico, é dar espaço a um lado mais instintivo, estar mais à vontade e naturalidade consigo e com os outros. Maior sensibilidade, intuição, ligar o pensar ao sentir. 
Deixar de controlar o inconsciente que Virgem associa ao caos, para deixar vir a criatividade e inspiração do mais fundo de si. Deixar fluir, não racionalizar, entregar-se a uma ordem maior, à vida na sua totalidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário